Convidados


Clique no nome do convidado e confira o minicurrículo:



Convidados Nacionais

ADRIANA MACHADO SALDIBA DE LIMA 
ADRIANA MACHADO SALDIBA DE LIMA
Graduada em Nutrição pela USP e doutora em Ciências pelo programa de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da USP. Foi bolsista de pós-doutorado (FAPESP) e desenvolveu o seu projeto no Laboratório de Lípides (LIM-10) da Faculdade de Medicina da USP e no Diabetes Research Program da New York University, Langone Medical Center, New York, EUA. Estuda as doenças crônicas e degenerativas do envelhecimento em pesquisas clínicas e na área básica, dando ênfase aos aspectos nutricionais, ao metabolismo de lípides e a formação dos produtos de glicação avançada. Atualmente é coordenadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu e pesquisadora do Instituto Anima.
AMALIA ALMEIDA BASTOS 
AMALIA ALMEIDA BASTOS
Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2012). Especialista em Nutrição Clínica pelo Programa de Residência em Nutrição Clínica do Hospital Regional da Asa Norte - HRAN, Brasília/SES - DF (2015). Mestre em Ciências pelo Programa Interunidades em Nutrição Humana Aplicada da Universidade de São Paulo (2019). Atualmente Doutoranda em Nutrição em Saúde Pública na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase nos temas em geriatria e neuropsiquiatria.
ANA BEATRIZ GALHARDI DI TOMMASO 
ANA BEATRIZ GALHARDI DI TOMMASO
Médica Geriatra Afiliada do Ambulatório de Longevos da Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de São Paulo/ Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM). Certificação na área de atuação em Medicina Paliativa pela Associação Médica Brasileira. Presidente da Comissão Permanente de Cuidados Paliativos da SBGG. Coordenadora da Pós- Graduação de Cuidados Paliativos do Hospital Israelita Albert Einstein.
ANA PAULA ALVES S. BIGHETTI 
ANA PAULA ALVES S. BIGHETTI
Nutricionista do Residencial Israelita Albert Einstein Pós Graduação em Nutrição Clínica - GANEP Pós Graduação em Gerontologia - UNIFESP Educadora em Diabetes - HIAE
ANA PAULA MAEDA 
ANA PAULA MAEDA
Gerente assistencial no Centro de Referência do Idoso da Zona Norte - CRI Norte / OSS ACSC
BRUNA CINTRA 
BRUNA CINTRA
Nutricionista clinica do Hospital Israelita Albert Einstein, pós graduada em oncologia e nutrição hospitalar.
CAMILA PRIM CALVI 
CAMILA PRIM CALVI
Especialista em Fisiologia Aplicada à Nutrição (PUC-PR); Especialista em Nutrição Enteral e Parenteral pela BRASPEN; Mestre em Ciências da Saúde (PUC-PR); Gerente Científica - Nutrimedical; Membro do Comitê Científico da Sociedade Paranaense de Nutrição Enteral e Parenteral (Biênio 2014x2015); Docente de Pós Graduação Universidade Positivo , IPGS, Futuro e Faculdades Espíritas; Coordenadora da Pós Graduação Terapia Nutricional em Doentes Críticos – TANBRAZYL.
CARLA HELENA AUGUSTIN SCHWANKE 
CARLA HELENA AUGUSTIN SCHWANKE
Geriatra, mestre em Clínica Médica - área de concentração em Geriatria, doutora em Gerontologia Biomédica, professora da Escola de Medicina e pesquisadora do Instituto de Geriatria e Gerontologia da PUCRS, coordenadora do Grupo de Estudos em Risco Cardiometabólico, Envelhecimento e Nutrição (GERICEN-CNPq), diretora científica da SBGG-RS (2018-2020).
CARLA NASCIMENTO 
CARLA NASCIMENTO
Bacharel em Educação Física e Doutora em Ciencias da Motricidade pela UNESP/Campus de Rio Claro. Pos doutorado em Gerontologia pela UFSCAR e aprimoramento com estágio no exterior na Faculdade de Ciencias Médicas da Universidade de Valencia em Fisiologia do Envelhecimento.
CARLOS ANDRÉ FREITAS dos SANTOS 
CARLOS ANDRÉ FREITAS dos SANTOS
Mestre em Nutrição Unifesp Mestre em Ciência do Esporte Unifesp Médico Geriatra AMB Professor colaborador Disciplina de Geriatria e Gerontologia Unifesp
CAROLINA NICOLETTI FERREIRA 
CAROLINA NICOLETTI FERREIRA
Possui graduação em Nutrição e Metabolismo pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (2009), Mestrado (2012) e Doutorado (2015) em Ciências Médicas pela mesma universidade, com doutorado sanduíche na Universidade de Navarra, Espanha. Atualmente é Pós-doutoranda do Laboratório de Nutrigenômica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, em parceria com o Laboratório de Fisiologia Aplicada ao Exercício e Nutrição da Faculdade de Medicina - USP. Realizou estágio em pesquisa no Instituto de Investigação Sanitária da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Docente de curso de pós-graduação e extensão na área de nutrição clínica, nutrigenética e nutrigenômica. Tem experiência em obesidade, cirurgia bariátrica e genômica nutricional, com enfoque em polimorfismos genéticos e nutrição personalizada. Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Nutrigenômica - FMRP/USP e Applied Physiology & Nutrition Research Group - FMUSP.
CLARICE CAVALERO NEBULONI 
CLARICE CAVALERO NEBULONI
Graduação em nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em nutrição em saúde pública pela Universidade Federal de São Paulo e especialista em gerontologia pela HCFMUSP. Título de Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Mestre em Gerontologia pela Universidade Federal de São Carlos. Nutricionista da Disciplina de Geriatria e Gerontologia do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Experiência na área de Nutrição em Idosos.
CLAUDINE LAMANNA SCHIRMER 
CLAUDINE LAMANNA SCHIRMER
Nutricionista graduada pela PUCRS Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade PREMUS/PUCRS Especialista em Gerontologia pela SBGG Mestre e Doutoranda em Gerontologia Biomédica IGG/PUCRS Membro dos Grupos de Interesse em Saúde Pública e Envelhecimento (GISPE) e Nutrição e Envelhecimento (GI NUTRI), ambos da SBGG-RS Secretária adjunta da SBGG-RS
CLEITON AUGUSTO LIBARDI 
CLEITON AUGUSTO LIBARDI
É Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e docente do quadro permanente do Programa Interinstitucional de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas UFSCar/UNESP, do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e Esporte da EEFERP/USP e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da UFSCar. É coordenador do MuscuLab - Laboratório de Adaptações Neuromusculares ao Treinamento de Força da UFSCar. Tem experiência na área de treinamento físico, com ênfase em treinamento de força, atuando principalmente em adaptações neuromusculares ao treinamento.
CLINEU DE MELLO ALMADA FILHO 
CLINEU DE MELLO ALMADA FILHO
GERIATRA, MESTRE E DOUTOR PELA UNIFESP. PROFESSOR E CHEFE DA DISCIPLINA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA-UNIFESP
EDUARDO FERRIOLI 
EDUARDO FERRIOLI
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Geriatria, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, geriatria, epidemiologia e nutrição (composição corporal, metabolismo energético e protéico, pelo emprego de isótopos estáveis e espectrometria de massa), síndrome da fragilidade do idoso e sarcopenia.
FABIANI LAGE RODRIGUES BEAL 
FABIANI LAGE RODRIGUES BEAL
PProfessora permanente da Pós graduação Stricto Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília onde trabalha na linha de Longevidade e Qualidade de Vida com Sarcopenia, Câncer, Inflamação e Síndrome Metabólica em idosos. Com Doutorado em Biologia Molecular pela Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília. Mestrado em Imunonutrição e Câncer pelo programa de Nutrição Humana da Universidade de Brasília. Especialização em Nutrição Clínica pela ASBRAN. Academic Visitor - University of Oxford. Orientando Mestrandos e Doutorandos quanto ao projeto de octogenários (PROCAD), desenvolvido em parceria com mais duas Instituições de Ensino, UNICAMP/SP e Universidade de Passo Fundo/ RS.
FANIA CRISTINA DOS SANTOS 
FANIA CRISTINA DOS SANTOS
Dra. Fânia Cristina Santos Professora, Mestre e Doutora na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e em Dor pela Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED). Chefe do Serviço de Dor e Doenças Osteoarticulares da Disciplina de Geriatria e Gerontologia – Unifesp. Membro da “Comissão de Dor” da SBGG e do “Comitê de Dor no Idoso” da SBED.
JOÃO SENGER 
JOÃO SENGER
Prof. convidado Curso pós Graduação em Gerontologia/UCS Mestre em Saúde Coletiva Pós Graduação em Geriatria
JULIANA BERRETA 
JULIANA BERRETA
Médica graduada pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, formada em Clínica Médica pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e em Geriatria pela Universidade Federal de São Paulo. Titulada em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Afiliada da Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de São Paulo como Preceptora da Unidade Hospitalar e do Ambulatório de Transição de Cuidados. Médica Assistente do Departamento de Medicina da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Pós Graduanda da Disciplina de Medicina Baseada em Evidências da Universidade Federal de São Paulo.
JULIANO FERREIRA ARCURI 
JULIANO FERREIRA ARCURI
Fisioterapeuta formado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Especialista em Fisioterapia na Unidade de Terapia Intensiva de Adultos no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Fisioterapia da UFScar cujo a área de pesquisa tinha foco na avaliação clinimétrica de testes de exercício, em especial o teste do degrau de seis minutos. Doutor pelo mesmo programa, em que estudou intervenções sobre secreção respiratória em pacientes em cuidados paliativos. Atualmente é Pós-Doutorando no Departamento de Fisioterapia da UFSCar
KARINA PFRIMER 
KARINA PFRIMER
Possui graduação em Nutrição pela Universidade de Brasília (2002), especialista em gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia-SBGG, mestrado (2006), doutorado em Investigação Biomédica pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2010) e pós-doutoranda da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2015). Tem experiência na área de Nutrição Clínica, com ênfase em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação do estado nutricional no idoso, avaliação de consumo alimentar, composição corporal, metabolismo e gasto energético, atuando com métodos de uso de isótopos estáveis para avaliação de composição corporal, gasto energético e metabolismo proteico por espectrometria de massa
LIGIANA PIRES CORONA 
LIGIANA PIRES CORONA
Nutricionista, mestre em Nutrição em Saúde Pública e doutora em Saúde Pública pela USP. É professora do curso de Nutrição da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e orientadora nos programas de pós-graduação em Gerontologia e em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo da mesma universidade. Dedica-se ao ensino e pesquisa na área de nutrição, epidemiologia e envelhecimento, com experiência em avaliação do consumo alimentar, deficiência de micronutrientes, sarcopenia e fragilidade.
LIVIA PORTO CUNHA DA SILVEIRA 
LIVIA PORTO CUNHA DA SILVEIRA
Médica com Especialização em Endocrinologia e Metabologia. Atua no Centro de Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Residência Médica em Clínica Médica . Atua em consultório particular. Atua em pesquisas clínicas relacionadas a Obesidade e Diabetes.
MARIA CRISTINA GONZALEZ 
MARIA CRISTINA GONZALEZ
Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas e Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Nutrição e Alimentos e Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas. Coordenadora do Grupo de Estudos em Composição Corporal e Nutrição - COCONUT e do SarcDay.
MARILENE RODRIGUES PORTELLA 
MARILENE RODRIGUES PORTELLA
Enfermeira.Graduada pela Universidade de Passo Fundo (UPF), Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Titular da Universidade de Passo Fundo. Diretora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UPF). Docente do Programa da Pós-Graduação em Envelhecimento Humano- PPGEH/UPF (Mestrado/Doutorado). Líder do Grupo de Pesquisa Vivencer UPF/CNPq. Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
MARISA CHICONELLI BAILER 
MARISA CHICONELLI BAILER
Coordenadora de Nutrição do Hospital Alvorada Moema e Gestora dos Indicadores Assistenciais da UnitedHealth Group. Especialista em Nutrição clínica pelo GANEP, Nutrição em Gerontologia pelo Hospital das Clínicas e MBA em Gestão de Serviços de Saúde.Docente do GANEP Educação e do Instituto Racine.
MELISSA CÔRTES DA ROSA 
MELISSA CÔRTES DA ROSA
Nutricionista Mestre e doutoranda em Gerontologia Biomédica (PUCRS) Especialização em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral (PUCRS) Pesquisadora no grupo de pesquisa GERICEN- Grupo de estudos em risco cardiometabólico, envelhecimento e nutrição (PUCRS) Coordenadora do Grupo de Interesse em Nutrição (SBGG-RS)
MONICA RODRIGUES PERRACINI 
MONICA RODRIGUES PERRACINI
Graduou-se em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo (1987), obteve seu mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) com área de concentração em Psicologia do Desenvolvimento - Gerontologia e doutorado em Ciências da Reabilitação -área de concentração em Geriatria e Gerontologia pela Universidade Federal de São Paulo (2000). Pós Doutorado pelo The George Institute for Global Health, Sydney University, Australia. Em 1992 participou do Short Course Implications on Ageing na London School of Hygiene and Tropical Medicine em Londres com bolsa pelo British Council. Atualmente é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo-UNICID. É professora colaboradora no Programa de Pós-graduação, nível Mestrado e Doutorado, em Gerontologia da UNICAMP. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, fragilidade, funcionalidade, e quedas.
MÔNICA YASSUDA 
MÔNICA YASSUDA
Bacharel em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado (1994) e doutorado (1999) em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela Universidade da Flórida, Livre Docente pela USP (2011). Atualmente é professora titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH USP, atuando no Bacharelado em Gerontologia. Ensina e pesquisa temas relacionados à Psicologia do Envelhecimento, como: cognição e envelhecimento, memória, meta-memória, treino cognitivo, demências, neuropsicologia do envelhecimento. Coordenadora do Bacharelado em Gerontologia, nos biênios 2009-2011 e 2011-2013. Presidente da Comissão de Graduação na EACH USP no biênio 2011-2013. Conselheira no Conselho Estadual do Idoso representando a Secretaria do Ensino Superior, no biênio 2009-2011. Membro do Comitê Estadual de Referência em Saúde da Pessoa Idosa da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Eleita Diretora da EACH USP com mandato entre 2018 e 2022. Orientadora do Programa de Pós Graduação em Gerontologia da EACH USP e da UNICAMP e em Neurologia da Faculdade de Medicina da USP. Mantém parceria em pesquisas com a Universidade de Edimburgo, Universidade Heriot Watt, Universidade de East Anglia e Universidade de Pádova. Pesquisadora responsável pelo Projeto Temático FAPESP 16/00084-8 Estudo de seguimento das coortes de Campinas e de Ermelino Matarazzo do estudo FIBRA: preditores e desfechos da fragilidade em idosos no Brasil.
MYRIAN NAJAS 
MYRIAN NAJAS
Docente da Disciplina de Geraria e Gerontologia da Unifesp Especialista em gerontologia pela SBGG Tutora da residencia multidisciplinar em envelhecimento da UNIFESP
NATASHA APARECIDA GRANDE DE FRANÇA 
NATASHA APARECIDA GRANDE DE FRANÇA
Nutricionista graduada pela UNESP de Botucatu. Possui aprimoramento profissional em Nutrição Dietética Preventiva e Desportiva e especialização em Atuação Multiprofissional em Medicina do Exercício Físico e do Esporte, ambos pelo Centro de Metabolismo em Exercício e Nutrição da UNESP (CeMENutri/UNESP). Mestra e doutora em Ciências, na área de Nutrição em Saúde Pública, pela Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP/USP), com atuação nas áreas de avaliação do consumo alimentar, vitamina D, osteometabolismo, sarcopenia e obesidade. Realizou estágio pesquisa (6 meses) no The Australian Institute for Musculoskeletal Science, na The University of Melbourne, Melbourne, Austrália. Atualmente é docente no Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP).
NEREIDA KILZA DA COSTA LIMA 
NEREIDA KILZA DA COSTA LIMA
Professora Associada da Divisão de Clínica Médica Geral e Geriatria do Departamento de Clínica Médica - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP Coordenadora do Grupo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto
PRICILLA DE ALMEIDA MOREIRA 
PRICILLA DE ALMEIDA MOREIRA
Doutoranda em Saúde Pública (Concentração em Epidemiologia) no ISC - UFBA. Graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Bahia (2011). Mestrado em Alimentos, nutrição e saúde (Escola de nutrição da Universidade Federal da Bahia - ENUFBA, 2014). Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Membro do Centro de estudos e intervenção na área do envelhecimento (CEIAE - UFBA) e do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil).
PRISCILA NOGUEIRA BEZAN 
PRISCILA NOGUEIRA BEZAN
NNutricionista formada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP, mestra em Ciências pela mesma faculdade. Fez aprimoramento multiprofissional no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP), quando passou durante um ano no Grupo de Cuidados Paliativos do HCRP. Atualmente é nutricionista no Hospital Estadual de Ribeirão Preto, que possui 10 leitos destinados a pacientes em cuidados paliativos.
RAQUEL MARCELLINO FERNANDES 
RAQUEL MARCELLINO FERNANDES
Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo desde 2008. Pós Graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP. Pós Graduada em Nutrição Esportiva e Estética com Ênfase em Wellness pela São Camilo. Nutricionista Fiscal do CRN-3 desde 2012.
RENATA FAGGION BORTOLUZZO 
RENATA FAGGION BORTOLUZZO
Renata Faggion Bortoluzzo Nutricionista • Há 20 anos nutricionista no Conjunto Hospitalar do Mandaqui (Hospital público do estado de São Paulo), desenvolvendo atividades, como: - Prescrição dietética, avaliação e orientação nutricional dos pacientes internados e em ambulatório. - Membro da Equipe Multiprofissional de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, da Comissão de Curativos, da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional e do Comitê de Ética em Pesquisa. • Há 19 anos atuando em consultório, em especial no Núcleo Paulista de Obesidade, realizando acompanhamento nutricional, com ênfase em obesidade, síndrome metabólica e cirurgia bariátrica e metabólica; experiência com mais de 4000 pacientes. • Membro associado COESAS - EFETIVOS - Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) – desde 2003. • Membro associado da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) desde 2009. Formação Acadêmica Especialização em Nutrição Clínica Centro Universitário São Camilo, 2010 – 2012. Mestrado em Saúde Pública Faculdade de Saúde Pública – Universidade de São Paulo /USP, 2002-2005. Especialização e Aprimoramento de Nutrição em Saúde .Pública Disciplina de Nutrição - Departamento de Medicina Preventiva - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/EPM, 1998 - 2000. Superior Nutrição – Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo - USP, 1994 - 1997. • Há 20 anos nutricionista clínica no Conjunto Hospitalar do Mandaqui. - Membro da Equipe Multiprofissional de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, da Comissão de Curativos, da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional e do Comitê de Ética em Pesquisa. • Há 19 anos atuando em consultório, no Núcleo Paulista de Obesidade, ênfase em obesidade, síndrome metabólica e cirurgia bariátrica e metabólica. • Membro associado COESAS - EFETIVOS - Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) – desde 2003. • Membro associado daAssociação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) desde 2009. Especialização em Nutrição Clínica Centro Universitário São Camilo, 2010 – 2012. Mestrado em Saúde Pública Faculdade de Saúde Pública – Universidade de São Paulo /USP, 2002-2005. Especialização e Aprimoramento de Nutrição em Saúde Pública Disciplina de Nutrição - Departamento de Medicina Preventiva - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/EPM, 1998 - 2000. Superior Nutrição – Faculdade de Saúde Pública - Universidade de São Paulo - USP, 1994 - 1997. Renata Faggion Bortoluzzo Nutricionista – CRN3/8153
RITA DE CÁSSIA DE AQUINO 
RITA DE CÁSSIA DE AQUINO
Nutricionista, Doutora em Nutrição e Saúde Pública e docente na Universidade São Judas Tadeu no Mestrado Interdisciplinar em Ciências do Envelhecimento
ROBERTO DISCHINGER MIRANDA 
ROBERTO DISCHINGER MIRANDA
Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (1988). Residência em Clínica Médica (1989) e Cardiologia (1990-1991) e especialização em Geriatria (1993) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Realizou várias pesquisas, tendo sido autor principal de um estudo clínico multicêntrico. Obteve o título de Doutor em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Experiência em Medicina, com ênfase em Geriatria e Cardiologia, atuando no ensino, pesquisa e assistência clinica e preventiva, focando as doenças cardiovasculares comumente associadas ao envelhecimento, como a hipertensão arterial, aterosclerose e cardiometabolismo.
RODOLFO AUGUSTO ALVES PEDRÃO 
RODOLFO AUGUSTO ALVES PEDRÃO
Médico Especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia Terapia Intensiva. Especialista em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira.
SANDRA MARIA LIMA RIBEIRO 
SANDRA MARIA LIMA RIBEIRO
Nutricionista, mestre em Ciências dos Alimentos (USP; 1995), Doutora em Nutrição Humana Aplicada (USP; 2004); Livre-docente em Nutrição e Envelhecimento. Realizou estágio de pós-doutorado no Human Nutrition Research Center on Aging, (HNRCA/TUFTS University; 2010-11), Boston, MA, USA. Atuou como professor visitante na Divisão de Geriatria na Saint Louis University, MO, USA (2014). Docente dos cursos de graduação em Nutrição e em Gerontologia da USP. Docente dos programas de pós-graduação em Nutrição Humana Aplicada e Nutrição em Saúde Pública, ambos da USP.
SHIRLEY STEFFANY MUÑOZ FERNANDEZ 
SHIRLEY STEFFANY MUÑOZ FERNANDEZ
Possui graduação em Nutrição e Dietética pela Universidad Del Atlântico (2010) e mestrado em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente estuda doutorado em Nutrição em Saúde Pública na Universidade de São Paulo (2022). Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Cínica, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição, geriatria e neuropsiquiatria. http://lattes.cnpq.br/7782842665456237
SILVIA MARIA FRAGA PIOVACARI 
SILVIA MARIA FRAGA PIOVACARI
Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Coordenadora de Nutrição Clínica do Hospital Israelita Albert Einstein. Coordenadora da Pós-graduação em Nutrição Hospitalar – Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Especialista em Nutrição Clínica pela Associação Brasileira de Nutrição – ASBRAN e pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral – SBNPE/BRASPEN. MBA Executivo em Gestão de Saúde – INSPER com extensão internacional em Barcelona – Espanha. Mestranda em Ensino em Saúde pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Vice-presidente do Comitê de Nutrição da BRASPEN - Gestão 2018/19.
SIMONE FIEBRANTZ PINTO 
SIMONE FIEBRANTZ PINTO
Nutricionista da FUNDAÇÃO de Apoio e Valorização do Idoso -FAVI Especialização em Nutrição Clínica pela UFPR Especialização em Saúde Coletiva pela UP Especialização em Gerontologia pela UP Mestre em Educação pela PUCPR Especialista em Gerontologia pela SBGG Ex docente da UFPR e UP Presidente do departamento de Gerontologia da SBGG PR Preceptora do Estagio de Longa Duração de Geriatria da FAVI
SUMIKA MORI LIN 
SUMIKA MORI LIN
• Título de Especialista em Geriatria, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia • Doutorado em Ciências Médicas, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP • Coordenadora da Equipe de Geriatria do Hospital Santa Cruz, Hospital Santa Cruz, 2010 • Coordenadora do Ambulatório de Fragilidade do Hospital das Clínicas da USP, Universidade de São Paulo
TEREZA BILTON 
TEREZA BILTON
Fonoaudióloga Clínica Professora Associada da PUC/SP Especialista em Audiologia e Disfagia pela SBFa Especialista em Gerontogia pela SBGG Membro do Fleury Medicina e Saúde
THEODORA KARNAKIS 
THEODORA KARNAKIS
Possui Graduação em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001);Especialização em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Santa Casa de São Paulo(2004); Especialização em Geriatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo-FMUSP (2007);Título em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria-SBGG (2007); Pós Graduação (Lato Sensu) em Dor e Cuidados Paliativos pelo Hospital Israelita Albert Einstein 2009; Pós Graduação (Lato Sensu) em Cuidados Paliativos pelo Instituto Palliun- Universidade Oxford UK (2010-2011); Pós Graduação (Stricto Sensu) Doutorado em Ciências Médicas pela FMUSP (2015); Atuou como coordenadora do programa de oncogeriatria e cuidados paliativos da oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) (2010-2013).Atualmente é médica coordenadora da oncogeriatria do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo-ICESP/FMUSP e do Hospitral Sírio Libanês, revisora do Journal of Geriatric Oncology (JGO) e Representante Nacional da Sociedade Internacional de Oncologia Geriatrica (SIOG) desde 2012;
THIAGO GONZALEZ BARBOSA E SILVA 
THIAGO GONZALEZ BARBOSA E SILVA
Médico Mastologista e Cirurgião Geral; Doutor em Epidemiologia; professor das Faculdades de Medicina da Universidade Católica de Pelotas e da Universidade Federal de Pelotas.
TIAGO DA SILVA ALEXANDRE 
TIAGO DA SILVA ALEXANDRE
Presidente do Departamento de Gerontologia da SBGG-SP, Diretor Científico de Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerontologia (ABRAFIGE), Pós Doutor em Epidemiologia e Saúde Pública pela University College London, Professor Adjunto do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Orientador dos Programas de Pós-Graduação em Fisioterapia e Gerontologia da UFSCar.
YEDA APARECIDA DE OLIVEIRA DUARTE 
YEDA APARECIDA DE OLIVEIRA DUARTE
Professora Associada da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Saúde Publica da Universidade de São Paulo, coordenadora do Estudo SABE- Saúde, Bem estar e Envelhecimento, Coordenadora do Núcleo de Apioi a Pesquisa USP NAPSABE, Coordenadora do Inquérito Nacional sobre as ILPIs ligadas ao Censo SUAS, vice coordenadora da COREMU USP, Coordenadora da Residência em Enfermagem em Saúde do Adulto e Idoso da EEUSP.
datas principais

Inscrições
 
 

Trabalhos
 
 

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Clique aqui para mais detalhes sobre a apresentação.

Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

 

Veja quem são os palestrantes que já confirmaram presença!

SAIBA MAIS

São Paulo

A cidade que não para!
Mais que uma cidade, uma metrópole, São Paulo é uma das maiores forças do Brasil. Fundada em 1554 pelos jesuítas, São Paulo, capital do maior Estado do sudeste Brasileiro, é também o principal centro financeiro e de negócios da América Latina. Cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul do mundo, São Paulo é também considerada a cidade brasileira mais influente no cenário global.


Local do Evento

Centro Fecomercio de Eventos

Unidade de negócios da FecomercioSP especializada na locação de espaços para seminários, feiras, exposições e festas. É uma excelente solução para quem conjuga inteligência, criatividade e moderna tecnologia na realização de eventos. .


Rua Dr Plinio Barreto 285 5 andar - Bela Vista, 01313-020

Realização
Gerenciamento
Agência de Turismo

Patrocínio

Patrocínio Prata